Traduzir este blog

Pesquisar

domingo, 14 de agosto de 2011

O NASCIMENTO DA ARTE (UMA LENDA)


O Nascimento da Arte (uma lenda)
Texto: Emerson Gomes

Um dia Deus em seu processo de criação,  depois que tudo estava pronto, todas as plantas, todas as montanhas, lagos, mares e animais , Ele resolveu presentear o ser humano com algo muito especial, o poder da palavra e a partir de então o verbo habitou em nós.
 Mesmo com essa potencialidade de verbalizar e se comunicar, Deus percebeu que o mundo precisava de algo que pudesse tornar as pessoas mais humanas, mais sensíveis e inventou a Arte. Mas Deus se perguntava:
-  Arte pra quê, para quem fazer, qual o seu propósito?
E decidiu.
- Como a minha imagem e semelhança têm o poder de pensar e verbalizar suas idéias, suas emoções, vou presenteá-los novamente com algo muito especial.
E enviou-lhe a Arte. E como numa explosão de cores, sons, gestos, sensações, a arte explodiu no céu, promovendo uma chuva de maravilhas. E quem assistiu a tudo não entendia, apenas sentia algo estranho, que os deixava numa sensação de êxtase. Assim a arte chegava e arrebatava as pessoas.
Mas, era preciso que a arte se concretizasse, que alguém, a experimentasse e promovesse um arrebol de sensações. E assim o fez, criou os artistas com suas modalidades específicas. E assim nascia o teatro, a música, a dança, a pintura, a arquitetura, a literatura... E elas foram se intensificando, se movimentando e transformando o trivial em excepcional, em algo imaginável.
E num belo dia de sexta-feira, onde aqueles artistas se reuniam  para intercambiar suas idéias, suas emoções, suas fantasias, Deus soprou nos seus ouvidos como em harmonia e um grande espetáculo surgiu. E como numa sinfonia de felicidades, as pessoas saiam de suas casas hipnotizadas por aquela sinfonia que ecoava ao longe, mas que arrebatava. E as pessoas iam se aproximando, os artistas  em êxtase se apresentando para celebrar o amor, a amizade, a felicidade.  
E desse espetáculo, o mundo todo assumia a posição da arte na vida como algo que fortalecia o espírito. E assim, em comunhão, o mundo todo se reunia, celebrando a arte e o amor.