Traduzir este blog

Pesquisar

sábado, 14 de abril de 2012

AÇÃO COLABORATIVA: ARTE E MEIO AMBIENTE

Portinari: Arte e Meio ambiente
A arte, por si só já não basta mais, é assim que os contemporâneos identificam o processo artístico.  A arte, como os seres humanos adotando de um posicionamento marcante na sociedade precisa dentro do seu processo construtivista estar aliado e engajado aos outros segmentos da sociedade. Como diz Ana Mae Barbosa, a arte não pode ser vista como algo isolado, as expressões não podem ser vistas como "expressão Livre", ela defende que a Arte Educação precisa desenvolver-se dentro do que ela chama de Proposta Triangular da Arte, onde o criador deverá relacionar seu processo criativo baseados nos três pilares norteadores dessa proposta metodológica como: Criar, Ver, Contextulaizar; não necessariamente nesta ordem.
Pensando nisso, podemos também propor atividades artísticas voltadas a promoção sustentável do meio ambiente. Para isso disponibilizo um resumo e um link de um artigo onde perceberemos a ação colaborativa da arte com o meio ambiente. Vejamos!
Arte-educação e meio ambiente: apontamentos conceituais a partir de uma experiência de arte-educação e educação ambiental
RESUMO
Este artigo apresenta algumas reflexões desenvolvidas ao longo de um trabalho de arte-educação e meio ambiente realizado no âmbito das ações do IPEH - Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana, uma organização social sediada no município de Caieiras, entre 2006 e 2008: (1) "I Seminário de formação de professores em arte-educação ambiental". Curso semipresencial para educadores "Arte-Educação ambiental" (2006); (2) Oficina de Arte-Educação, curso semipresencial de Percepção ambiental e DVD Arte-Educação ambiental: construindo uma experiência com arte-educação (2007); (3) a publicação paradidática O rio pelos trilhos: introdução à história de Perus e Cajamar (2008).
palavras-chave: arte-educação; educação ambiental; interdisciplinaridade; arte contemporânea; meio ambiente; políticas públicas; educação patrimonial

Autoras: Maria Christina de Souza Lima RizziI; Ana Cristina Chagas dos AnjosII