Traduzir este blog

Pesquisar

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

TEATRO

 Grupo de Teatro Carruagem - O Pastelão e a Torta - 2004.
 
Origem do Teatro
E comum ouvirmos dizer que o teatro comecou na Grecia, ha muitos seculos atras. No entanto, existem outros exemplos de manifestacoes teatrais anteriores aos gregos. Por exemplo, na China antiga, o budismo usava o teatro como forma de expressao religiosa. No Egito, um grande espetaculo popular contava a historia da ressurreicao de Osiris e da morte de Horus. Na India, se acredita que o teatro tenha surgido com o Brama. E nos tempos pre-helenicos, os cretenses homenageavam seus deuses em teatros, provavelmente construidos no seculo dezenove antes de Cristo. E facil perceber atraves destes poucos exemplos, uma origem religiosa para as manifestacoes teatrais.
No entanto, podemos olhar ainda mais para tras quando lembramos que o teatro e a imitacao de uma acao e que o ato de imitar esta presente na essencia dos mais primitivos rituais que conhecemos. E atraves da imitacao que a crianca se desenvolve aprendendo a falar e a agir. Comparando este homem primitivo com uma crianca, podemos observar que ambos sao completamente ignorantes em relacao ao universo que os cerca. E muito provavelmente, este homem, ansioso por encontrar respostas para as suas perguntas, tenha comecado a construir um acervo de mitologias, religioes e rituais, numa tentativa de explicacao do mundo, dos fenomenos naturais, da vida, do nascimento, da morte.

Os mitos, a necessidade do homem de explicar e experimenter o universo, a religiao e o teatro:
Na historia do pensamento humano o mito surge como uma tentativa de explicacao, compreensao e controle do mundo. E atraves do mito que o homem primitivo tenta compreender os fenomenos da natureza, atribuindo-lhes uma origem divina. A palavra mitologia esta ligada a um conjunto de narrativas da vida, das aventuras, viagens, afetos e desafetos dos mitos, dos deuses, dos herois. Existem diversas mitologias: crista, egipcia, hindu, grega etc...
A palavra religiao, do verbo latino religare (ato de ligar) pode ser definida como o conjunto de atitudes pelos quais o homem se liga ao divino. Atraves da realizacao dos ritos/rituais o homem relembra os mitos. Por exemplo: no ritual da missa crista, uma serie de procedimentos relembram a vida, morte e ressurreicao de seu principal mito, Jesus Cristo.
O famoso antropologo Malinowski propoe que "o mito nao e uma explicacao destinada a satisfazer uma curiosidade cientifica, mas uma narrativa que faz reviver uma realidade arcaica, que satisfaz a profundas necessidades religiosas, aspiracoes morais, a pressoes e imperativos de ordem social e mesmo a exigencias praticas. Nas civilizacoes primitivas, o mito desempenha uma funcao indispensavel: ele exprime, exalta e codifica a crenca; protege e impoe os principios morais; garante a eficacia do ritual e oferece regras praticas para a orientacao do homem. O mito e um ingrediente vital da civilizacao humana; ele e uma realidade viva, a qual se recorre incessantemente; nao e, absolutamente, uma teoria abstrata ou uma fantasia artistica, mas uma verdadeira codificacao da religiao primitiva e da sabedoria popular".
A origem do teatro ocidental esta ligada aos mitos gregos arcaicos e a religiao grega. A mitologia grega e formada por numerosos deuses imortais e antropomorficos, isto e, que tem a forma e o temperamento humano; os deuses antropomorfizados amam, odeiam, perseguem, discutem, sentem ciume, sao vingativos, traem, mentem como as pessoas comuns. Existem varias geracoes e familias divinas na mitologia grega.